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4 passos para CFOs se tornarem verdadeiros aliados da inovação

Atualmente, há uma necessidade e até mesmo uma certa pressão para que os CFOs ampliem seu escopo de atividades, trabalhem em estreita colaboração com o CEO e influenciem a agenda de inovação em suas empresas.

Um estudo recente da IBM, sobre o papel integral que o setor financeiro desempenha nas iniciativas de sustentabilidade, constatou que 87% dos líderes financeiros transformacionais (motivadores e inspiradores) promovem uma cultura focada na velocidade da inovação. No entanto, a implementação da inovação continua sendo um desafio para muitos líderes.

Isso é evidenciado pelos resultados de uma pesquisa atual da McKinsey, a qual revelou que mais de 80% dos executivos entrevistados consideram a inovação como uma de suas três prioridades, porém menos de 10% deles estão satisfeitos com o desempenho inovador de suas organizações.

O CFO como um grande aliado da inovação

De acordo com o relatório das principais tendências e prioridades financeiras para 2023, do Gartner, o alinhamento entre os gastos e o crescimento é a terceira da lista dos CFOs.

Mas, quando falamos em inovação, muitos líderes de unidades de negócios ainda veem o CFO e a equipe financeira como obstáculos, e não como aliados, no processo de inovação, revelando a necessidade de redefinição da percepção que seus colegas têm sobre o seu papel.

Afinal, líderes de finanças estão posicionados de forma única para remodelar o futuro das finanças e dos investimentos corporativos. Com isso, eles têm a oportunidade de agir como catalisadores de crescimento, criando valor e impacto social.

Seja para unificar a equipe de liderança ou para desenvolver resiliência e estratégias de crescimento, os CFOs precisam configurar suas organizações para além da sobrevivência, ou seja, prepará-las também para o sucesso a longo prazo.

Ao abraçar uma mentalidade inovadora, eles podem desbloquear todo o seu potencial e ajudar suas organizações no alcance do sucesso transformador.
Então, como construir uma nova imagem em que CFOs sejam verdadeiros impulsionadores da inovação, e não apenas líderes financeiros? Lendo um artigo da consultoria McKinsey, encontrei insights valiosos. Veja abaixo 4 estratégias para CFOs se tornarem verdadeiros aliados na inovação.

1. Incluir metas de inovação nos planos de crescimento da empresa.

Incorporar formalmente as metas de inovação nos planos de crescimento da empresa é um dos primeiros passos.

2. Descobrir e validar suposições não testadas sobre um projeto de inovação.

Reconhecer que os processos padrões de planejamento e orçamento podem não ser adequados para a inovação.

Na maioria das empresas, os líderes das unidades de negócios apresentam casos pré-aprovados ao CFO e os dois lados discutem se a proposta merece investimento. As ideias de inovação, por outro lado, geralmente são construídas sobre o que podem ser suposições não testadas.

O CFO e outros líderes vão precisar descobrir e validar as suposições não testadas associadas a ideias inovadoras. O líder financeiro pode começar perguntando aos líderes das unidades de negócios qual deve ser o tamanho de uma oportunidade para justificar o avanço.

Perguntas como “Quais são as suposições mais importantes que precisamos testar? Como a função financeira pode ajudar os líderes das unidades de negócios a obter os dados de que precisam para provar o caso e transformar uma boa ideia em uma melhor?” precisam ser discutidas de forma aberta com as equipes de inovação.

3. Estabelecer métricas específicas para projetos de inovação.

Como relatar e medir o desempenho de novas iniciativas costuma ser um ponto de tensão entre líderes de unidades e CFOs, a criação conjunta de métricas específicas para projetos de inovação surge como uma iniciativa para superar essa desconexão, como a taxa interna de retorno (IRR), o valor presente líquido (NPV) e o ROI.

Métricas não tradicionais também podem ser incorporadas, como fidelidade do cliente ou pontuações ambientais, sociais e de governança (ESG) e as faixas de desempenho apropriadas para determinados tipos de projetos ou portfólios de projetos.

Além disso, o CFO e a equipe financeira podem identificar e usar métricas para mensurar as maiores fontes de incerteza de uma inovação, o ritmo e a eficiência do processo de aprendizado da equipe de inovação e o cronograma da oportunidade.

4. Capacitar a equipe financeira.

Quem me conhece sabe o valor que atribuo à capacitação. E quando falamos em mudanças, com um time bem treinado e preparado, o potencial para uma inovação bem-sucedida é muito maior.

Por fim, vale lembrar que sem as pessoas a melhor tecnologia ou ferramenta não pode ser adotada. Sem elas, não será possível transformar nenhum valor em negócios nem compartilhar as melhores práticas e aprender coletivamente. Inovação também é uma questão de atitude e mentalidade.

A função do CFO evoluiu e muito. Agora é hora de abraçar a transformação. No lugar de serem vistos apenas como figuras de autoridade que controlam os recursos financeiros, os CFOs podem e devem se tornar colaboradores valiosos na jornada da inovação.

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